domingo, 9 de março de 2008

Os experimentos virtuais a serviço do ensino de física

O Grupo Físicanimada pesquisa meios de se incluir a tecnologia, mais precisamente o computador, no dia-a-dia do ensino de física e matemática. Mais precisamente, buscamos alternativa de utilizar simulações em computador (os apllets) na sala de aula, ou seja, utilizar esse recurso para auxiliar o professor e alunos no ensino e aprendizagem de conceitos de física, que costumam ser difíceis para os alunos apreenderem devido ao elevado grau de abstração desses conceitos. Existem muitos applets de física disponíveis na Internet. O nosso grupo procura por esses applets, analisa cada um deles e disponibiliza a professores interessados.
A grande vantagem das animações é que ela representa, muitas vezes com excelente qualidade, experimentos reais. São, portanto, laboratórios virtuais que estão disponíveis a todas as escolas. Muitas desses escolas, aliás, não dispõem de laboratórios de física. Vamos então aproveitar esse material e todo material que tratam sobre o uso de tecnologias no ensino.
Este blog pretende indicar alguns sites que disponibilizam experimentos virtuais e nos colocamos a disposição para discutir, com professores e alunos interssados, alternarivas par uso adequado desse material.
Este é o começo do nosso trabalho, lembrando que material existe para todos os nívels de ensino: fundamental, médio e superior.
Com certeza a "física animada" tornará o ensino de física mais agradável, e permitirá que o aluno aprenda mais, goste mais enfim de física.
Um desses sites está indicado a seguir. Ele é de boa qualidade e está disponível em português. Visite, experimente e mande-nos a sua opinião.
Site de experimos virtuais de física:
O conteúdo desse site contempla experimentos virtuais de Mecânica, Oscilações e Ondas, Eletrodinâminca, Ótica, Termodinâmica, Teoria da Relatividade, Física Atômica e Física Nuclear.
Já é um bom começo. Aproveite!

Nenhum comentário: