sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Movimento Browniano

Refrexão e Refração de Luz

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Síntese de Fourier







quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Satélite em órbita


Clique aqui ou sobre a imagem para acessar a simulação. Com auxílio do mouse, posicione o satélite numa dada posição inicial acima da superfície da Terra e determine o módulo e a direção da velocidade inicial do satélite, clicando sobre a ponta da seta (vetor velocidade) e arrastando para o tamanho e direção desejada. Boa sorte!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Circuito RLC

Clique aqui, ou sobre a imagem para acessar o applet.
Varie a voltagem CA de entrada (módulo de frequência) e os valores da inductância L, capacitância C e resistência R. Encontre o valor da impedância Z e a frequência de ressonância para as várias situações.

Laboratório de espaço-tempo

Clique aqui ou sobre a imagem para acessar o applet.
Na teoria da relatividade, o espaço e o tempo dependem da velocidade do referencial inercial no qual essas grandezas são medidas. Observe neste applet o comportamento dessas grandezas quando a velocidade do referencial varia de zero a 0,98c (c é a velocidade da luz).

Campo de uma carga em movimento

Clique aqui ou sobre a figura acima para acessar o applet. Em geral, visualizamos o campo de uma carga estacionária. Como se comporta o campo elétrico quando a carga está em movimento? Atribua diferentes tipos de movimento à carga e aprecie o comportamento do campo gerado por ela.